JESUS, O DEUS CONOSCO
09:20Apenas Evangelho
por Flávio Santos
Quem é esse Jesus que nasceu em uma manjedoura envolto em panos. Que era filho de Maria e José, mas, sobretudo Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo. Que era descendente de Abraão, o amigo de Deus, mas, também de Raabe, a prostituta.
Jesus é Jesus. O Senhor salva. Jesus veio salvar o homem de duas situações perigosas. Do perigo do hoje. Dos sofrimentos da existência. Dos problemas de agora. Das crises do tempo presente. Jesus veio salvar o homem do perigo do amanhã. Da ira vindoura. Em termos mais compreensíveis, Jesus veio nos salvar da condenação e do inferno.
Jesus veio salvar o Seu povo. O povo que foi escolhido por Deus na eternidade. O povo que recebeu a morte de Jesus, mesmo antes Dele nascer. Isto porque o Cordeiro foi imolado antes da fundação do mundo. Esse foi o povo que ele veio salvar.
Quem é esse povo eleito? São aqueles que, ministrados pelo Espírito Santo, recebem a Jesus e nascem de novo. Assim fazendo autenticam a sua salvação como povo do Senhor.
Jesus é Emanuel. A tradução é Deus Conosco. Emanuel fala sobe quem Jesus é. Sua essência. A primeira vez que Emanuel aparece nas Escrituras está em Isaías 7.14. Ali o contexto fala que Deus não se esqueceu e nunca se esqueceria de Seu povo em tempos de crises. Essa é a primeira aplicação, o Emanuel não se esquece dos Seus.
Emanuel está escrito em Hebraico, a língua da religião. Do Templo e da Sinagoga. A sua tradução – Deus conosco – está em Grego, a língua dos gentios. Isto quer dizer que em Jesus, Deus está com todas as tribos, línguas e nações. Deus é do mundo e amou o mundo.
Emanuel é o cumprimento do pacto de Deus com o Seu povo. É Deus habitando com o seu povo. A partícula “com” no texto grego, não é somente em “nossa companhia”. Mas compartilhando conosco. Spurgeon vai dizer que esta preposição é um parafuso apertado, um vínculo firme, que implica, se não é que declara, uma comunhão íntima. Deus está íntima e peculiarmente “conosco”.
Jesus como Emanuel, o Deus conosco é um chamado para nós vivermos como o povo de Deus, em paz, livres dos sofrimentos e com os pecados perdoados. Para vivermos com a certeza de que não estamos esquecidos, pois somos o povo do pacto, e que Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Apenas no Evangelho, que Jesus é Jesus, o Emanuel, o Deus conosco.
0 comentários