por Flávio Santos
O convite de Jesus Cristo é para caminhar no Evangelho... Apenas Evangelho e nada mais. Este caminhar no Evangelho é discipulado. E discipulado é ser formado no caráter de Jesus. Ter todos os sentidos, semelhantes aos de Jesus, interagindo com a vida.
Jesus era um cidadão do céu expressando-se na terra. Jesus discipulou com todos os sentidos.
Discipulado é ver como Jesus viu. Os olhos de Jesus eram bons e iluminavam o Seu Ser. Seus tesouros eram ajuntados nos céus. Lugar onde nada que é terreno o corromperia. O olhar de Jesus era carregado de graça e bondade, de modo que para quem Jesus olhasse era iluminado por Sua luz de vida.
Discipulado é ouvir como Jesus ouviu. Os seus ouvidos sempre estiveram atentos à Voz. A sensibilidade de seus ouvidos O fazia ouvir a vontade de Seu Discipulador, levando-O a fazer a vontade Dele assim na terra como nos céus. Além da Voz, Jesus ouvia vozes que, em desespero profundo, careciam ser chamadas para o discipulado. Jesus nunca esteve alheio ao desespero humano.
Discipulado é comer com quem Jesus comeu. À mesa com pecadores, publicanos e discípulos, Jesus se assentou para refeições de comunhão de vida. Comer e beber com os improváveis foi a tônica do caminho de Jesus. A intimidade da mesa com os margeados mostrava que a comida de Jesus era fazer a vontade de Seu Pai. Isto solapava a religião separatista dos hipócritas que partiam o pão da exclusão, em nome da preservação de um Deus fabricado por seus dogmas deploráveis.
Discipulado é cheirar o que Jesus cheirou. O cheiro do deserto, o cheiro da praia, o cheiro do monte, o cheiro do templo, o cheiro do cemitério, o cheiro dos amigos, o cheiro das casas, o cheiro do horto, o cheiro do sinédrio, o cheiro da cruz, o cheiro da tumba, o cheiro do tudo novo, após a ressurreição, o cheiro da subida aos céus. Jesus foi um homem de cheiros. Discipulado é cheirar a vida e discernir Deus em tudo.
Discipulado é tocar o que Jesus tocou. Tantos toques, tantas pessoas e coisas tocadas. Mas, muito mais que o toque e a coisa tocada, estava o sentido e o resultado do toque. Jesus tocou com amor e misericórdia e, o que tocou, tornou-se vida com sentido e significado. Discipulado é toque com vida que gera vida.
O caminho do discípulo de Jesus é se expressar na terra com os significados dos céus. É interagir com a vida com todos os sentidos moldados por Jesus. É discipular com os cinco sentidos.
Discipulado é maior que método, estratégia, visão. Discipulado é maior que reunião-revista-ensino. Discipulado é Reino implantado nos sentidos dos discípulos para que estes, imitados, sejam canais para que tantos outros tenham os sentidos transformados em Jesus.
Portanto, cumpramos o ide de Jesus com esta consciência para que o Reino de Deus continue sendo implantado com qualidade nos corações.
Apenas no Evangelho, que os nossos sentidos são moldados e se tornam como os de Jesus.
0 comentários