por Flávio Santos
A graça segundo o conceito comum da maioria das igrejas é o favor imerecido de Deus ao homem pecador.
Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também, o próprio Cristo em Sua encarnação, pois a graça de Deus se há “manifestado”, e o Espírito Santo aplica esta graça ao coração do pecador. Isto quer dizer que a trindade é Graça e comunicação de graça.
A teologia divide a graça em comum e especial.
A graça comum é aquela que é comunicada a todos os homens, é a que dá aos homens bençãos sem medida.
A graça especial é soteriológica, pois é por ela que o homem é salvo. É a comunicação da salvação de Deus ao pecador. A graça especial na teologia reformada é irresistível, não há coração que resista a sua eficácia segundo a vontade de Deus em salvar os seus.
O termo “sola gratia”, refere-se a tudo que o homem possui, e, em especial, a salvação, é pela graça somente.
É pela graça somente que o homem é eleito, regenerado, justificado, santificado e glorificado, herdando assim, a salvação eterna.
É pela graça somente que o homem recebe os dons espirituais e talentos que são usados em favor do Reino.
É pela graça somente que o homem recebe as bênçãos de Deus.
É pela graça somente que o homem é convencido de que não méritos nele para que Deus faça alguma coisa em seu favor.
É tudo pela graça somente.
Os reformadores do século XVI afirmaram que é tudo pela graça.
Portanto, hoje, reafirmamos contra toda teologia do mérito humano, que tudo é...
Pela graça somente.
Apenas no Evangelho, que vivemos pela graça somente.
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