A SOBERANA HUMILDADE DE JESUS.
08:13Apenas Evangelhopor Flávio Santos
E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas
Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas
suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma
toalha, cingiu-se. Depois deitou água
numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a
toalha com que estava cingido.
João 13.2-5
Jesus sabia que o Pai tinha depositado a criação, sustentação e redenção de todas as coisas em suas mãos. Jesus sabia que tinha vindo do Pai, que era o Filho do Pai, que tinha a mesma glória do Pai antes que o mundo existisse, que era um com o Pai e que era verdadeiramente Deus.
Sabia que não era apenas na Cruz que terminaria a obra da redenção, mas que Ele, também, ressuscitaria para nossa justificação e voltaria para o Pai em sua ascensão.
Mesmo sabendo de tudo isso, ele se despe de suas vestes, cinge-se com uma tolha, deita água em uma bacia e, como um mero servo, lava os pés de seus discípulos, e enxuga-os com a toalha.
Agora, percebemos que Jesus se despiu de suas vestes e teve atitude de servo, porque antes já tinha se despido de suas vestes e prerrogativas divinas, não se apegando ao que era, antes, esvaziando-se de si mesmo e tornando-se como um de nós.
Mesmo sendo Deus, em sua encarnação não considerou ser igual a Deus, mas humilhou-se. O Servo sofredor não se apegou à sua reputação divina. O interesse Dele era nos dar o exemplo de como vencer a nossa arrogância, prepotência e orgulho, e, vivermos assim, uma vida de servo.
Desse modo, chegou a hora de nos despirmos de nossas vestes da reputação orgulhosa e tomarmos a toalha da humildade e a bacia do serviço e lavarmos os pés uns aos outros.
Assim, seremos bem-aventurados, pois, estamos praticando o Evangelho do serviço.
Apenas no Evangelho, que Deus é soberanamente servo.
0 comentários