AMOR, A LINGUAGEM DA ETERNIDADE.
15:59Apenas Evangelho
O amor jamais é vencido. Mas, havendo profecias, serão extintas; havendo línguas, silenciarão; havendo conhecimento, desaparecerá. Porque parcialmente conhecemos e parcialmente profetizamos, mas, quando vier o que é completo, então o que é parcial será extinto.
I Corintios 13:8-10
por Sandro VS
Para evitar a redundância e desejando que os leitores entendam o contexto destes versículos, assim como deste capitulo, sugiro que leiam o post "DEUS NÃO PENDURA MANDÍBULAS".
Isto posto, entendamos o que Paulo quer dizer com estas palavras.
Aqui o apóstolo, ainda denunciando o mau uso dos dons por parte dos coríntios, mais uma vez assegura que o amor é o melhor caminho para se exercer qualquer dom.
“O amor jamais é vencido!”, diz ele.
Isto é, quando Cristo se manifestar no final de tudo, e estabelecer o Reino de forma definitiva e visível, não serão mais necessárias profecias, pois toda a revelação estará, enfim, cumprida, não serão mais necessárias línguas, pois todo o mistério estará enfim revelado, e não será mais necessário qualquer tipo de comunicação espiritual sobre a verdade, pois a verdade estará estabelecida, mas o amor continuará tão vivo quanto vivo estará o Cristo.
Ele reforça o argumento dizendo que, pelo fato todas as coisas ainda não terem chegado ao seu fim esclarecedor, e devido as nossas inclinações pelo pecado, ainda conhecemos Deus em parte e por isso em parte o proclamamos.
Não que Cristo seja uma revelação parcial de Deus, mas o problema, como sempre, é a nossa condição pecaminosa que nos impede de assimilar a revelação de Deus (Cristo) completamente.
Portanto, para Paulo, quando Cristo se manifestar, todos os dons, que são ferramentas dadas pelo próprio Espírito para o auxílio à assimilação e implantação do Evangelho na Igreja, serão extintos, pois não serão mais necessários diante do cumprimento de tudo.
O que permanecerá na eternidade será aquilo que foi a linguagem dos céus desde a eternidade, o AMOR.
Assim, não importa se você já profetizou a muitos, ou, nunca profetizou a ninguém, não importa se você fala muitas línguas, ou, nunca falou língua alguma, não importa se você é portador de muito conhecimento, ou, se seu conhecimento é raso, a eternidade será de quem viveu o EVANGELHO do amor DEUS em amor, pois a profecia do Filho foi o amor do Pai, a língua do Filho foi o amor do Pai, e o que foi dado a conhecer do Pai, revelou-se no amor do Filho.
AME, pois quem ama vive APENAS EVANGELHO e, assim, permanece para sempre.
Soli Deo Glória!
0 comentários