EU CONFESSO.
10:34Apenas Evangelho
Respondendo, Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Mateus 16:16
por Sandro VS
Aproximava-se o fim e a cruz estava logo ali, portanto era necessário que Jesus clareasse muitas coisas que ainda estavam obscuras aos doze.
A conversa começa com certo tipo de pesquisa:
O que dizem os homens a meu respeito?
Jesus sabia que a resposta viria carregada de várias possibilidades. Ao se referirem ao boato de que era João Batista, revelam que não foi só Herodes que imaginava a ressurreição do profeta (Mateus 14:1-2), quanto ao boato de que era Elias, mostravam que o povo via Jesus apenas como um grande profeta ou como o precursor do Messias, já com respeito a Jeremias, o que baseia este argumento está em um relato do período interbíblico:
"Em seguida, apareceu um homem igualmente notável por sua grande idade, dignidade e investiu com um ar maravilhoso e impressionante de majestade. Onias começou a falar: "Este é um homem", disse ele, "quem ama seus irmãos e reza muito pelo povo e da cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus". Jeremias, em seguida, estendeu a sua mão direita e apresentou Judas com uma espada de ouro, dizendo que ele deu, "Tome esta espada sagrada como um dom de Deus; com ele você irá destruir o inimigo".
Mas esta pergunta serviu apenas para "aquecer" a conversa, pois Jesus não formulou a pergunta principal de forma direta, mas conduziu-os para ela:
E vocês, o que dizem a este respeito?
Pedro então, parecendo falar em nome de todos, da a resposta:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Esta é a confissão que faz toda a diferença!
Primeiro porque ela é a revelação de Deus ao coração confuso, isto é, entre tantas verdades e argumentos sobre a verdade nos foi revelado a única verdade. Jesus é a revelação e a palavra final de Deus, é o Cristo, o Messias, o Ungido, o Separado de Deus. E não só isso, mas é o Filho de Deus, ou seja, aquele que procede do Pai. Foi esta a revelação que Pedro e os outros discípulos receberam de Deus e que os tornou mais que felizes.
Segundo, porque é esta confissão que sustenta a Igreja, de modo que seu triunfo está assegurado nesta confissão, isto é, baseia-se única e exclusivamente no fundamento que confessa Jesus como "o Cristo e Filho do Deus vivo".
O trocadilho de Jesus com as palavras do grego PEDRA e ROCHA é conhecido. Quando Ele diz "tu és Pedro" usa a palavra "PETROS", ou seja, "uma pedra", mas quando diz "sobre esta Pedra" usa "PETRA", isto é, "rocha".
O que é a ROCHA?
É a REVELAÇÃO CONFESSADA.
A revelação vinda dos céus, de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo é a confissão daquele que O conheceu pela FÉ!
Assim, o que receber a revelação irá confessar, e o que confessar nunca mais perecerá.
Portanto: ELE É O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO, AMÉM!
Soli Deo Glória!
0 comentários