É LOUCURA DE DEUS, NÃO MINHA.
09:41Apenas Evangelhopor Flávio Santos
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
1 Co 1.18
Paulo esteve em Corinto três vezes e escreveu possivelmente quatro cartas a esta Igreja. A primeira vez que esteve em Corinto ficou por um ano e meio, e ali pregou a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, como de costume, nas sinagogas, nas casas e muitos foram salvos. Neste mesmo período fundou esta Igreja, deixando-a quando partiu sob a responsabilidade de pessoas mais maduras na fé. Saindo de Corinto foi para Éfeso para continuar a obra de Deus naquela região. Estando em Éfeso recebeu uma carta dos coríntios com questionamentos sobre a vida cristã, e uma visita de alguns da casa de Cloe, relatando a ele divisões que estavam acontecendo na Igreja. Esta carta recebida por Paulo e a visita desses irmãos motivaram a carta aos corintos.
Nesta epístola, Paulo trata de diversos assuntos sobre a vida cristã. O tom da carta é totalmente pastoral, mostrando a preocupação dele com aqueles para os quais havia pregado.
Paulo tem como foco principal a loucura sábia de Deus demonstrada na cruz de Cristo. Para Paulo as coisas espirituais dadas por Deus, em amor e graça aos seus, não poderiam ser recebidas pela sabedoria humana, mas somente por aqueles que tinham a mente de Cristo com o discernimento do Espírito Santo, e que tivessem fé na loucura do Cristo crucificado.
Neste sentido, a salvação só é possível pela fé no poder da cruz de Cristo independente das obras. O homem pela sua sabedoria não conhece o poder da cruz de Cristo para salvação.
Os Judeus queriam um Messias que os libertasse do Império Romano e estabelecesse a dinastia davídica. Não queriam um carpinteiro que foi crucificado para sua justificação, seria apenas um maldito pendurado no madeiro conforme a tradição judaica. Para eles, era escândalo Jesus Cristo crucificado. A sabedoria judaica não admitia o Messias morrendo na cruz para libertá-los.
Os gregos, por outro lado, queriam sabedoria, e esta não poderia vir de uma mensagem sobre alguém que foi crucificado, porque isso era sinal de fraqueza e desonra, era loucura.
Então, como poderia alguém crer nesta loucura, e ser salvo?
Somente quando fosse chamado pela atração irresistível do poder da cruz. A palavra irresistível da cruz para os que são chamados é o poder de Deus. Foi do agrado de Deus chamar o homem para a salvação.
A salvação pela graça do poder da cruz, tira do homem a glória de suas obras. Os que se acham sábios, nobres e poderosos segundo a carne não alcançam a graça da salvação. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para demonstrar a sua graça, e despir o homem de suas obras de justiça.
A religião diz que o homem alcança a salvação pelas suas obras, a cruz diz que foi pelas obras de Jesus que somos salvos.
É loucura de Deus, não minha, a cruz de Cristo.
Agora, seria uma loucura de minha parte, não crer na palavra da cruz e perecer.
Mas, nós que fomos atraídos pela cruz, cremos e somos salvos, pois é poder de Deus.
0 comentários